CURSOS TÉCNICOS À DISTÂNCIA

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

OPERAÇÕES COM ROV

ROV= Veículo submarino Operado Remotamente ou ROV (do inglês Remotely Operated Underwater Vehicle).
Já imaginou como é a rotina de um operador de ROV? Essa vídeo compilação mostra do embarque ao desembarque da equipe, chegando e partindo de helicóptero à unidade offshore, passando pelo check do ROV ainda abordo, sua descida, algumas operações subsea, o retorno do ROV à embarcação.

Os protagonistas desse vídeo são os ROVs Magnum e Millenium, da Oceaneering. Veja abaixo os detalhes de cada um.
Excelente vídeo para que sempre quis saber como é a vida de um Operador de ROV.
O bônus fica por conta da trilha sonora, muito bem escolhida!
Submarinos robôs – Os ROVs são micro submarinos não-tripulados de observação à distância do fundo do mar, equipados com câmeras de vídeo e sensores. Eles são operados por controle remoto. Em terra firme ou dentro de uma embarcação, o piloto vê por onde o robô submarino passa, através das imagens geradas pelo ROV, que são transmitidas em tempo real em um monitor de TV.
Os ROVs já foram importantes em momentos históricos. Graças a esta tecnologia, o navio naufragado Titanic pôde ser explorado a quase 4.000 metros abaixo da superfície do mar. Outro marco no uso de ROVs foi o controle do vazamento de petróleo a 1.500 metros de profundidade no Golfo do México, em 2010. Após a recente localização dos destroços por submarinos robóticos autônomos, os ROVs serão empregados para buscas das caixas pretas e resgate corpos e de partes do Air Bus da Air France, que desapareceu no Atlântico em junho de 2009.
Mercado – Os pilotos de micro ROVs podem ser inseridos no promissor mercado de petróleo e gás, com a exploração de recursos em águas profundas e ainda na área portuária, em inspeções de cascos de navios e do cais. O profissional também pode atuar em operações de segurança, inspeção de obras de engenharia sob a água, em missões de resgate subaquático e em pesquisas de arqueologia, oceanografia e biologia marinha. 
A área carece de profissionais e, por isso, trata-se de uma atividade bastante valorizada. No mercado offshore de óleo e gás, um trainee pode começar recebendo um salário de até R$ 3,5 mil. Já quando piloto formado pode vir a ganhar mais de R$ 10 mil por mês.

Nenhum comentário: