A IRATA – Rope Access Trade Association – foi
criada no Reino Unido em 1988 e seu número de filiados tem aumentado para
incluir filiados do Brasil, França, Itália, Espanha, Alemanha, China, África do
Sul, Irã, Malásia e muitos outros países do mundo.
Originalmente formada para resolver problemas de
manutenção na indústria de extração de petróleo e gás em alto mar, a técnica de
acesso por corda desenvolvida pela IRATA é agora usada numa vasta série de
trabalhos de reparação, manutenção, inspeção e acesso. Dado que fornece um
registro de segurança sem paralelo, um intervalo de tempo rápido de instalação
e desmontagem, vantagens positivas para o ambiente e não requere a necessidade
de equipamento de acesso invasivo ou de perturbação do local, a popularidade do
sistema de acesso por corda da IRATA continua aumentando em todo o mundo.
O objetivo da IRATA é promover e desenvolver o sistema
seguro de acesso por corda que criou, apoiar suas empresas filiadas e permitir
que seus técnicos trabalhem de uma forma segura e eficaz. Todas as empresas
filiadas da IRATA devem cumprir com qualificações específicas para poderem
entrar e serem submetidas a auditorias regulares e independentes para assegurar
que cumpram com os requisitos da IRATA de segurança, treinamento, práticas de
trabalho e garantia de qualidade.
Esse vídeo foi feito com uma GoPro à bordo da auto-elevável West Leda, da Seadrill. É isso que se vê quando uma
GoPro vai IRATA em plataforma. Aproveitem. “Feche os olhos e a sensação vai
passar”
Sonda West Leda, da Seadrill |
Vídeo 1 - GoPro Rope Access at Seadrill West Leda Jackup Rig Offshore
A
sonda West Leda é uma auto-elevável de 375pés gerenciada pela Seadrill. Esta
sonda premium está classificada para perfurações de até 30.000pés e pode
acomodar uma tripulação de aproximadamente 120 pessoas.
A
sonda foi construída num design tipo BM Pacific 375 pelo estaleiro PPL em
Singapura. A construção da auto-elevável ficou estimada em aproximadamente $
215 milhões e foi entregue em 2010.
Vídeo 02 - FMS
(M) Sdn Bhd : Offshore Abseiling – Lifeboat Inspection at ExxonMobil Lawit
Field
Ao
invés de desabilitar a cápsula de evacuação colocando-a no deque para inspeção,
os inspetores desceram de rapel para verificarem o sistema do bote salva-vidas.
Esse método reduz drasticamente os custos e o tempo de operação da inspeção
para o cliente, sendo essa inspeção obrigatória a cada 5 anos pelo IMO/SOLAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário