Não basta
você ter boa formação e estar bem preparado para fazer o seu trabalho. Quem
quer crescer na carreira precisa também estar pronto para representar a
empresa, seja no modo de falar, de vestir ou de se relacionar com os colegas. A
consultora empresarial Cynthia Cunha listou nove regras de etiqueta
corporativa que todo profissional precisa seguir, mas que ainda geram muitos
escorregões por aí…
1 – Gentileza não tem a ver com
hierarquia. A consultora garante que (infelizmente) é muito comum
encontrar funcionários extremamente educados e simpáticos com o chefe e
não tão afáveis com os que estão abaixo na hierarquia da empresa,
incluindo sua própria equipe e também quem faz aquele café delicioso, cuida da
limpeza do escritório e recebe os clientes. Desejar “Bom dia” (dizer por
favor, obrigado…) para a copeira, ou auxiliares de serviços gerais com o mesmo
entusiasmo e a mesma gentileza que empenha na conversa com o chefe é essencial.
2 – Ambiente impróprio para
explosões. Nada justifica uma explosão de nervos no ambiente profissional.
NADA, ok? Não importa que você esteja cheio de problemas pessoais, lotado de
coisas para fazer, com metas impossíveis para cumprir e ainda receba, logo
cedo, uma bomba para desarmar até a hora do almoço. Respire fundo e
controle-se. “Explosões não têm espaço no trabalho e ninguém é obrigado a
conviver com isso”, diz Cynthia. E tem mais. Ela garante que pessoas birrentas,
choronas e reclamonas são as primeiras a receber cartão vermelho.
3 – Decotão traiçoeiro. Bom
senso, por favor, antes que isso acabe com sua imagem profissional. “Os
homens não trabalham porque perdem a concentração e as mulheres porque querem
saber quantos mililitros a colega colocou lá”, brinca Cynthia.
4 – Micos tecnológicos. É simples
assim: não pode atender celular durante a reunião, não pode nem deixar o
celular tocar (deixe em silencioso e, se realmente for uma urgência, saia
rapidamente para atender), não pode enviar piadas, correntes, orações para os
colegas da empresa, não pode mandar bom dia para o grupo do WhatsApp às 7 horas da manhã (de
preferência, nem mais tarde), não pode deixar de retornar emails (nem que seja
para dizer que recebeu e logo vai responder)... A lista aqui é longa.
5 – Beijinhos forçados.
Excesso de intimidade também pega muito mal no trabalho. A etiqueta corporativa
manda não forçar a mão dando beijinhos em todas as pessoas da sua área todos os
dias pela manhã. Guarde isso para ocasiões como aniversários, confraternizações
ou comemorações, se for o caso.
6 – Olha a boca, menino(a)!
Palavrões e gírias são tão inadequados quanto voz alta e xingamentos. É óbvio,
mas não custa lembrar.
7 – Críticas
e elogios. A etiqueta para esses dois casos é a seguinte: críticas são
feitas em particular e elogios podem ser feitos em público.
8 – Pontualidade também é
educação. É fato que, no Brasil, os atrasos são muito tolerados. É fato
também que quem trabalha em grandes centros e sofre com o trânsito muitas vezes
tem dificuldade para se programar, mas é importante ser pontual tanto no
horário de chegada ao trabalho quanto nas reuniões, nos encontros e em todos os
compromissos ligados à empresa.
9 – Passar a perna no chefe na
frente do chefe dele. “Acontece muito de alguém querer aparecer contestando
o chefe durante uma reunião em que também estão presentes os níveis mais altos
da hierarquia”, conta Cynthia. A dica é: não faça isso porque você vai queimar
mais o seu filme do que o do seu chefe. Além, é claro, de inviabilizar a
relação de confiança que você poderia ter com ele.
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