O Dockwise Vanguard carregando o Noble Paul Romano, em Malta. |
A
Dockwise enviou o MV Blue Marlin, que se aproximou do Cole e utilizou seus
enormes tanques de lastro para se submergir parcialmente. Posicionou-se debaixo
do destroyer antes de emergir e levantar o navio inteiro acima do nível
da água, e o carregou como qualquer outra carga. O Cole, de 505 pés, coube
facilmente no deck do Blue Mississippi, de 584’ x 206’, que foi
transportado com sucesso do Yemen até o Mississippi e retornou a servir a
Marinha poucos anos depois.
Impressionante
ao Blue Marlin, ele se empalidece em comparação ao seu irmão, mais novo e
maior, o Vanguard. Construído em 2012, o maior navio float-on/float-off
do mundo não tem uma popa ou proa convencionais. Todo seu revestimento
flutuante, que impede o navio de tombar, incluindo várias que são móveis para
acomodar diferentes tipos de cargas, são montadas no lado do navio.
O MV Blue Marlin carregando o U.S.S. Cole do Yemen até o Mississippi. |
Desse
modo, desobstruído, o deck de 230 pés de largura percorre todos os 900
pés do navio. Isso permite que a Dockwise possa movimentar cargas que excedem
esse comprimento impressionante tendo itens enormes, como navios, ultrapassando
os limites de popa ou proa. Esta “coisa” poderia carregar o Prédio Chrysler.
Formada
em 1993 pela fusão de duas empresas de transportes marítimos, a Dockwise é a
maior operadora de navios semi-submerssíveis para o transporte de
cargas-pesadas do mundo. Ela é usada extensivamente pelas marinhas do mundo,
assim como companhias de exploração buscando instalar e reimplantar suas
plataformas de perfuração para desenvolvimento de campos de óleo e gás offshore.
O
Vanguard é semi-submerssível graças aos seus enormes tanques de água que se
enchem lentamente para submergir o navio pouco mais de 50 pés. Assim, ele pode
se posicionar debaixo dos gigantes dos oceanos, como as plataformas de
petróleo, erguê-las, e transportá-las através dos oceanos em velocidades até 14
nós (16,1 mph), graças ao seu sistema de propulsão de 27 megawatts.
O Dockwise Vanguard carregando a plataforma de perfuração Jack & St. Malo, da Chevron, da Coreia do Sul até o Golfo do México. |
Ao
chegar, o navio da Dockwise submerge e se move lateralmente. A companhia diz
que a habilidade do Vanguard para transportar plataformas gigantes
completamente montadas, pesando até 111.000 toneladas por metro, pode
economizar tempo e dinheiro das contratantes. Seu segundo maior navio, o Blue
Marlin, citado anteriormente, pode levantar estruturas com “apenas” 76.000
toneladas por metro e é limitado por ser design mais tradicional, com popa e
proa.
Com um
bônus, o Vanguard pode ser utilizado como um drydock (dique seco),
levantando estruturas enormes para manutenção e inspeção no mar, ao invés de
gastar tempo e dinheiro fazendo as inspeções e vistorias em terra.
O
Vanguard foi até escolhido para remover o cruzeiro Costa Concordia, que virou
na costa da Itália, mas a negociação não se concretizou.
Vídeo do Navio em Ação
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